sexta-feira, abril 20, 2007

Todos diferentes.Todos iguais

Tendo em conta o que tem sido falado, graças aos acontecimentos recentes, em relação aos grupos nacionalista e /ou de extrema direita, resolvi fazer este post sobre racismo e xenofobia!
Sei que estes grupos não defendem proriamente o racismo ou a xenofobia.....
Mas é verdade (e espero não estar a ofender ninguém) que há várias correntes de grupos que se mostram oponentes e preconceituosos para com estas pessoas que são diferentes.
E honestamente estas coisas fazem-me um bocado de confusão!
Ok! Percebo que queiro defender a sua pátria, mas estas pessoas não se opõem aliás, muitas delas querem lutar pelo nosso país.




"O racismo e a xenofobia vão passar a ter o mesmo tipo de penalizações em toda a União Europeia. Os 27 países chegaram a acordo sobre as sanções mínimas a aplicar nestes tipos de crimes, entre um a três anos de prisão. Uma decisão acima de tudo simbólica, já que cada Estado-membro é livre de aplicar ou não tais sanções.





Ao fim de cinco anos de negociações, os ministros europeus da Justiça chegaram ontem no Luxemburgo a um compromisso sobre legislação comum na luta contra o racismo e a xenofobia, o que demonstra que “a Europa tem valores morais comuns”, como sublinhou o comissário da Justiça, Franco Frattini.

Os Estados-membros devem passar a penalizar, com pelo menos um a três anos de prisão, “a incitação pública à violência ou ao ódio, contra indivíduos ou grupos, segundo a raça, a cor e a religião ou a ascendência e a origem nacional ou étnica”.

As mesmas sanções serão aplicadas “à apologia pública, à negação ou banalização dos crimes de genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra” tal como estão definidos nos estatutos do Tribunal Penal Internacional bem como na carta do tribunal de Nuremberga.

Assim, mesmo que não mencionados explicitamente, tal disposição abrange o Holocausto e outros crimes reconhecidos pelas instâncias jurisdicionais internacionais como os de Srebrenica e no Ruanda.

O Reino Unido, a Irlanda e os países nórdicos manifestam no entanto reservas, receando que a nova legislação possa constituir um atentado à liberdade de expressão. "
in, SicOnline

É verdade que estas leis já foram impostas. Mas também é verdade que a preocupação em as ver serem cumpridas ainda é escassa.
Por favor, vamos deixar de pensar que somos melhores que os outros.
Vamos respeitar-nos mutuamente!

[Pouco tempo perdido a escrever este post, mas amanhã há teste de Análise. Devia ter trabalhado mais neste post, mas a seu tempo, farei uma coisa melhorzita!]

[Parabéns Alex]

1 comentário:

Anónimo disse...

axo mt boa ideia o post mas de facto esses grupos DEFENDEM o racismo e xenofobia..os designados de neo nazis, nacionais renovadores, skin heads, td da mesma laia, seguem mt a letra as politicas de ditadores como hitler (que era assumidamente racista e xenofobo). esperemos que esses cobardes todos desaparecam em vez de ameaçarem constantemente (terrorismo) as entidades cm a comunicaçao social, etc..