domingo, janeiro 21, 2007

A minha opinião.A tua opinião.A nossa opinião!
Parece-me o tema de maior polémica na actualidade a ver pelos jornais, revistas, rádio, televisão e ah! sim mails. Tenho que partilhar toda esta polémica relacionada com o assunto do próximo referendo, que tem invadido a minha caixa de e-mails.
Em primeiro lugar, quero referir que de facto sou a favor da despenalização do aborto, e realço despenalização porque é disso mesmo que se trata, não se trata apenas do aborto.
Por mais imagens ou filmes que me mostrem da realização do aborto (esta é para alguns mails) não vou mudar de opinião, essas imagens são de facto horríveis e emocionam-me, e é por essas razões, e porque defendo a vida, que jamais faria tal coisa. No entanto, há mulheres que se expõem a tal, e se o fazem é porque têm os seus motivos e porque têm noção do que estão a fazer; e por isso mesmo têm o direito de ser livres e de poder fazê-lo nas condições de higiene mais adequadas. É uma opção delas!
Ontem recebi um mail do Ivo, que é a favor do não (opinião que respeito) e que no intuito de defender a sua posição, enviou um link que nos levava a imagens de facto impressionantes, no âmbito da realização do aborto. Este mail chamou de facto à atenção e levou à manifestação de opiniões contrárias por parte dalgumas pessoas do meu mundo cibernáutico. Passo a partilhá-las:

Bernardo- "Ivo, se esta é a tua ideia de chocares as pessoas com imagens nojentas para persuadi-las a votas contra a despenalização do aborto, nunca pensei que descesses a um nivel tao baixo. Eu podia também mostrar-te imagens de crianças abandonadas, mal tratadas, em centros de adopçao, infelizes ou até fotografias de mães que tentaram abortar clandestinamente, saltando de predios, utilizando uma série de ferramentas para abortar, correndo riscos de saúde e higiene assim como tantos outros mas NÃO o vou fazer! Espero que as pessoas tenham a sensibilidade de pensar por si, sem ter de meter medo ou chocá-las com imagens impressionantes (no mau sentido) ou usando argumentos como:
-ao se despenalizar o aborto, ele aumentar exponencialmente, e para isso tenho como resposta este link civilizado e sem imagens nojentas

http://www.medicospelaescolha.pt/node/56
"

Pedro Faria- "Tenho de felicitar o Bernardo por responder tão prontamente ao email do Ivo. Não tenho opiniões tão fortes ou tão bem formadas acerca deste assunto como o Bernardo (em parte porque não estou completamente a par dos factos), mas também me tinha parecido que o mail do Ivo era extremamente "one-sided". Como sabem, somos seres com várias camadas: umas mais primitivas e emocionais e outras mais racionais e objectivas. Creio que na abordagem destes temas não devemos permitir que o nosso "lado mais sensível" se sobreponha ao "lado mais cerebral". Há que ter sangue-frio e não deixar nada "fora da balança". Embora também seja importante ter noção da realidade gráfica inerente ao aborto, acho que ao mail do Ivo lhe faltava um contra-peso. Ainda bem que o Bernardo não perdeu tempo e não deixou que estas imagens criassem raízes e ligações demasiado fortes com o nosso lado emocional. "

Rita- "Há uma coisa que gostava de referir que é talvez o ponto crucial deste tema. Quando se trata de "votar no aborto", estamos a falar da sua legalização! Ivo, eu acho que nunca faria um aborto, mas não achas que as mulheres têm o DIREITO de fazer as suas escolhas? Não és a favor da independência das mulheres? Temos o direito de fazer as nossas próprias opções de vida! Cada um acarreta com as suas próprias consequências! Deixem-nos ser livres! Ou é preferível pormos as nossas vidas em risco por fazermos um aborto clandestino? Por favor, pensa nisto Ivo... "

Ivo- "*No entanto, a discussão continua, como se fosse realmente um debate sobre o aborto. Invocam-se os direitos da mulher, por exemplo. Mas isso é outra questão. A do aborto é primordialmente sobre o feto. Quem é abortado é ele; não a mulher. Ou então fala-se do aborto clandestino... Mas isso é a questão da clandestinidade; não a do aborto voluntário. Ou compara-se a nossa legislação com legislações estrangeiras... Mas isso é uma questão de direito comparado. A do aborto é a da legitimação da expulsão de um feto. Ou diz-se que é uma questão de consciência... Sem dúvida: uma gravíssima questão de consciência! E esperemos que todas as pessoas conscientes assim a considerem. Mas classificá-la não é responder-lhe. Sendo uma questão de consciência, a pergunta é esta: " Achas em consciência que é justo matar o feto?" Aí é que está o cerne do debate. Nem fujas ainda mais, dizendo: -"É uma questão religiosa." Porventura invoquei algum credo religioso? Não classifiques; responde. * " (Hugo de Azevedo, in Jornal de Notícias, 07-04-1998)


Ana Luísa- "É assim Ivo: queres discutir o aborto, então vamos discutir o aborto. É verdade que abortar é terminar a gravidez e é verdade que posto assim parece uma coisa terrível. Mas eu pelo menos não digo que abortar não é uma coisa terrível. Como pode não ser uma coisa terrível uma mulher decidir acabar com a vida que cresce na sua barriga? Mas lá está, a decisão cabe-lhe a ela, não a mais ninguém. Eu acho que não seria capaz de o fazer, mas também tenho a certeza de que não tenho o direito de dizer a alguém que não o pode fazer. Por isso, sou a favor do aborto. Não porque " se a criança nascesse teria uma vida terrível", o que pode ou não ser verdade, nunca se sabe. Mas sim porque simplesmente sou a favor do direito a escolha, qualquer que seja a razão para abortar que as partes envolvidas tenham..."

Apelo a quem quiser que deixe também aqui a sua opinião.

26 comentários:

Anónimo disse...

Nem vale a pena andar com rodeios, vamos directos ao assunto.
Para já o problema está no facto de grande parte das vezes os abortos serem feitos, não como a minha querida Ritinha disse, em total uso da consciência! Quantas são as meninas empurradas pelos pais? Ainda ontem ouvi uma médica a falar na Rádio Renascença que dizia isso mesmo! A maior parte das mulheres/jovens que faz aborto é porque não tem apoio nem da família nem dos companheiros. Porque, e continuava a médica, por elas, e ela afirmava serem todas as que conhecia, teriam os filhos! O problema é que são situações pensadas a "quente" e não se tem muitas vezes consciência do que se está realmente a fazer. E depois outra coisa que em faz confusão, nestes testemunhos: "eu não o faria, mas sou a favor"..enfim sem comentários. Por outro lado se, a questão se trata de não incriminar a mulher, digam-me, quantas mulheres estão presas por terem abortado? Pesquisem antes de fazer afirmações...
Eu não li todos estes comentários, mas o último, que eu não sei de quem se trata, creio que seja de uma respeitável jovem, diz a que a mulher tinha a opção de escolher. Escolher o QUÊ????! Por amor de Deus! Estamos a falar de um feto, embrião o que seja! Não estamos a falar do apêndice da pessoa!!!! A mulher tem direito sim sobre aquilo que É O SEU CORPO! NÃO ALGO QUE ESTÁ DENTRO DELA EM DESENVOLVIMENTO AINDA QUE DEPENDENTE DA MULHER! ESTAMOSA FALAR DE UMA VIDA HUMANA DISTINTA DA MULHER. Como é que podemos falar em direito de escolha da mulher?!?!?
A mulher tem sim direito a um planeamento familiar, tem sim direito a escolher se engravida ou não. Mas uma vez grávida, não tem o direito de escolher ou não se a criança vive ou morre.
Claro, agora vem dizer: “pois mas há muita mulher violada e que engravida”, pela lei portuguesa esse aborto é permitido, assim como em caso de má formação do feto ou de risco de vida da mulher.
Agora permitir o aborto por má formação de consciência da pessoa, ou por falta de educação não creio que seja solução para os diversos problemas. E eu sei que há imensos. Mas não creio que a despenalização do aborto seja uma solução aceitável.
Invista-se em educação, em apoio ás jovens e mulheres que engravidam em condições menos desejáveis. Facilitem o processo de adopção. Mas não se mate uma criança.

Anónimo disse...

bem, este teu amigo e fanatico pelo exagero de certeza! quanto ao facto de a decisao d fazer um aborto ser pensada a quente acho isso uma perfeita estupidez, as mulheres nao chegam a uma clinica e abortam! tem acompanhamento psicologico, pois trata-se de um choque muito grande, a nivel hormonal, emocional, etc. e nao me venham com a treta de se vir a tornar um metodo contraceptivo porque isso nao passa de uma enorme treta!! as mulheres nao podem fazer mais que dois abortos na sua vida, alem de que a mulher sofre com todo o processo..bem, adiante: quando as mulheres dizem que nunca farão um aborto trata-se da ideia que elas tem para a sua vida. mas ninguem pode prever as circunstancias da vida, e estar a favor da despenalizaçao implica estar a dar liberdade de opçao a mulher. alem das eternas discussoes de ser um embriao e onde começa a vida bla bla bla..vou apenas chamar a atençao a uma das maiores razoes pela qual penso ser sensato votar sim no referendo. e e um problema mt simples: os abortos vao continuar a ser feitos, mude ou nao a lei, o que nos remete para a questao, nao sera preferivel existirem condicoes proprias e devidas para elas realizarem este processo? e melhor ver crianças mortas em sacos de lixo, abandonadas, infelizes, indignas de uma vida decente? na minha opiniao, e muito mais sensato despenalizar (sem que isto queira dizer promover, porque nao e) lembrando a todus que os abortos sao realizados desde o tempo dos romanos, nao e simplesmente algo que surgiu nos ultimos anos..

Unknown disse...

1.º Como se controla a quantidade de abortos?
2.º"liberdade de opçao a mulher"? opção de quê? de matar? a opção a que se tem direito é um pocuco antes de estar grávida.
3.º a droga também vai ocntinuar a ser um grande problema e não e´despenalizar que se vai resolver; o crime também continua a existir e por muito dificil que seja, continua-se a tentar combater.
4.º Não deves ter percebido bem, ou eu não me expliquei bem, eu acho que há outras soluções, para esses problemas que referiste e muito bem, que não o aborto.
5.º E desde quando os hábitos dos romanos são paradigma da nossa sociedade? Eles tb mandavam tipos para dentro de arenas com leões só pelo gozo de os ver morrer e nem por isos nós hoje achamos isso bem. Nao achas? Há ladrões desde sempre e nem por isso o roubo passa a ser algo aceitável.

Unknown disse...

1.º Como se controla a quantidade de abortos?
2.º"Liberdade de opção à mulher"? Opção de quê? De matar? A opção a que se tem direito é um pouco antes de estar grávida.
3.º a droga também vai continuar a ser um grande problema e não é despenalizar que se vai resolver; o crime também continua a existir e por muito difícil que seja, continua-se a tentar combater.
4.º Não deves ter percebido bem, ou eu não me expliquei bem, eu acho que há outras soluções, para esses problemas que referiste e muito bem, que não o aborto.
5.º E desde quando os hábitos dos romanos são paradigma da nossa sociedade? Eles também mandavam tipos para dentro de arenas com leões só pelo gozo de os ver morrer e nem por isso nós hoje achamos isso bem. Não achas? Há ladrões desde sempre e nem por isso o roubo passa a ser algo aceitável.

Anónimo disse...

Ivo ,

A banha da cobra que te vendem e tentas vender, vem embrulhada em papel bonito, mas não convence!

A parte "moral" :

Com que direito, se retira à mulher o poder de fazer o que quer com o seu corpo durante 9 meses?
Durante os meses de gestação a mulher perde o direito de pôr termo à sua vida caso queira ???
uma vez que, caso n exista intervenção humana, o feto irá morrer. ???


A mulher não tem direito de opinar sobre a vida de um feto,porque como dizem alguns, " trata-se de um ser humano "! mas com que direito a proíbes "tu", de fazer com que o feto não morra? com que direito? Não é a mulher, um ser humano? Não estás tu tambêm a opinar sobre a vida de outro ser humano, a mulher?

O que é menos correcto , "matar" um feto com meses, ou fazer penar um ser humano que cá é posto indesejadamente sem quaisquer condições, durante anos?

-"-

A parte "real" :

o que te pintam,

a bandeira defendida pela "direita" politica ( que tráz os tais símbolos morais lá pintados, e que directa ou indirectamente acabas por apoiar) encobre verdadeiros interesses das classes que a alimentam.

os "indesejados",que por regra acabam por lutar pela côdea, são o verdadeiro petróleo dessa escumalha.
Quantos mais infelizes melhor, afinal de contas, o verde nunca pesou no bolso!

Diogo

Ana Pereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Pereira disse...

Fui eu que escrevi aquele último comentário, o que diz que a mulher deve ter o direito à escolha. Eu mantenho a minha posição, por mais descabida que quem quer se seja a ache.
E quanto a:
"E depois outra coisa que em faz confusão, nestes testemunhos: "eu não o faria, mas sou a favor"..enfim sem comentários."
eu pelo menos não disse que nunca o faria, eu disse que acho que não o faria. Obviamente, não o posso dizer com toda a certeza. Espero nunca estar numa posição em que tenha que considerar a hipotese, mas não posso dizer que nunca o faria pois não consigo sequer imaginar o tormento que seria ter que tomar uma decisão dessas.
Pelo menos para mim, votar não no referendo seria como chegar a uma mulher que quisesse abortar, por qualquer razão que fosse, e dizer "TU não podes abortar porque EU não gosto da ideia.", o que para mim não faz sentido.
E, patrício, por mais viemente que eu discorde da tua opnião, eu respeito-a, a tua e a de qualquer outra pelo não ou pelo sim. Isto é um tema que podia ser discutido até mais não que dificilmente se chegaria a um acordo. No dia do referendo cada um fará aquilo que achar melhor.. Eu sei que o vou fazer em total uso da minha consciencia.

Anita disse...

Bem, eu queria falar do comentario do Patricio. Desculpa la, falas das mulheres que são obrigadas a abortar, mas pensa la naquelas que vão dar uma vida miserável aos seus filhos!! É preferível o quê, dar uma educação "reles", contribuir para a criminalidade, para o abandono, para todas essas coisas que nos chocam na sociedade?? Sim, eu não faria um aborto, porque tenho condições financeiras e, sobretudo, psicológicas para lidar com uma situação destas! Mas há tanta gente que não tem! Eu sou a favor da LEGALIZAÇÃO!!! É completamente diferente de ser a favor de abortar ou não! Perguntam-nos se queremos viver uma vida saudável quando nos lançam com o fumo do tabaco?? Dão-nos a escolher uma vida decente quando é legal fumar pelas ruas, vender tabaco?? NÃO! E, no entanto, isso sim incomoda toda a sociedade! Agora, o aborto não! É escolha de cada UMA DAS MULHERES! Então ao menos deixem escolher as pobres mulheres que não querem ter um filho! Isto sim não nos incomoda a cada um de nós pessoalmente!

Unknown disse...

Já percebi que vocês ai são duras.
E realmente dissertam uma coisa muito acertada por muito que se discuta, nunca chegaremos a um acordo. Apenas podemos dar a nossa opinião e no dia 11 cada qual fará o que a sua consciência ditar.
Mas eu acho que não estou a conseguir dar a perceber a minha posição.
Eu acho que estamos a parir de pressupostos errados.
Em primeiro lugar uma questão: estamos ou não de acordo com o facto de abortar ser ou não matar uma criança, uma pessoa humana?
E quanto a essa frase já muito conhecida, da barriga é minha. Minhas senhoras, a barriga é vossa, o corpo é da mulher sim senhor! e tem plena liberdade. Mas não se esqueçam, que só falamos de liberdade no sentido em que fazemos aquilo que é bom para nós, com o limite de não prejudicar ninguém! A nossa liberdade humana termina quando começa a de outra pessoa.
Pessoalmente acho que da barriga da mulher só irá sair uma pessoa e creio que nunca saiu de lá um bicho qualquer. Logo ao optar por abortar estamos a ir contra a liberdade, o bem-estar e os direitos da criança que está lá dentro e que por sinal é filha dessa mesma mulher. Defender um filho é algo de natural, faz parte das leis naturais.
Claro que também me podem dizer que ainda n é uma pessoa humana porque ainda não está em pleno desenvolvimento, ainda não pensa ou ainda n está totalmente formado, ou o que seja. no entanto um bebé de colo também não está e não passa pela cabeça de ninguém liberalizar a opção de escolha dos pais em matar ou não a criança. Por outro lado, um deficiente, também n dispõe de todas as capacidades humanas, e nem os velhotes muitas vezes…

Eu compreendo, que é difícil ver todos os dias, crianças abandonadas nos contentores e a crescer em más condições. Eu sei bem o que isso é e conheço a realidade, é por isso que defendo que há outras alternativas. Há outras soluções possíveis. Tantas pessoas que gostariam de adoptar uma criança e que esperam anos e anos e nunca conseguem. Facilitem o processo. Tornem-no mais leve. Mais pratico. Tornem-no possível.
Mas não permitam que se mate um ser humano como solução a esse problema.
Onde estão agora os defensores da Declaração Universal dos Direitos do Homem Proclamada pela Assembleia-geral da ONU a 10 de Dezembro de 1948?
ARTIGO 3.º: Todo o indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
E Rita, desculpa que diga, mas a tua última frase foi um pouco infeliz a meu ver. Digamos que um problema pelo facto de não nos incomodar pessoalmente já não nos interessa? Há imensa gente a sofrer por imensos motivos na solidão, abandonados, sem que ninguém se aperceba disso, é por isso que não nos vamos preocupar?
E as mulheres podem escolher se querem ou não ter um filho! Não se trata de querer tirar esse direito. Só que essa escolha, volto a dizer, é feita antes de engravidar. Despenalizar o aborto será tornar legal uma prática extremamente perigosa para a mulher, mesmo que seja feito em condições de saúde muito boas. è uma experiência horrível.
Invista-se em acompanhamento, em educação, em prevenção. Mas não numa solução dramática que nem em último recurso deveria ser usada.
E reparem nesta citação de um senhor que toda a gente conhece,
“Dr. Gentil Martins lembrou e salientou um ponto importante do Juramento de Hipócrates: o compromisso assumido pelos médicos de não serem apenas uns técnicos (uma espécie de canalizadores das pessoas, que apertam ou desapertam órgãos, independentemente do fim em vista), mas de apenas agirem na defesa da vida humana. Não sendo a gravidez uma doença, e não conduzindo o aborto geralmente à defesa de nenhuma vida humana, quem poderá fazê-los?”
E mais uma vez repito: sei que isto não levará a nada. é uma discussão que não tem fim, mas perante algumas afirmações não consigo ficar indiferente.

P.S. E Rita, se alguma vez o fumo de um cigarro te incomodar, podes mandar apagar o cigarro. É um direito que tens.

Anónimo disse...

concordo bastante com o sr. patricio.
concordo em parte com os outros comentarios,
nao concordo quando se chamam fanáticos uns aos outros
Nuno Calaim

lollipop* disse...

pessoas que estão contra a despenalizaçao,
acho que se estao a esquecer duma coisa.....
Nao é pelo facto de ganhar o NAO que vao deixar de existir abortos clandestinos....E mulheres a faze-lo em fracas condicoes e mais fragilizadas...
Dai ser importante legaliza-lo, para que seja feito nas devidas condicoes e para que as mulheres tenham o acompanhamento psicologico mais adequado.
O facto de nos dizermos a favor desta causa nao invalida que tenhamos nocao do quao penoso é para uma mulher arrancar uma vida de dentro dela!!

Ana Rita Sousa

Unknown disse...

Mas aí é que está Ana..
dificilmente o facto de ser legalizado e haver mais condições tornará o aborto menos penoso. simplesmente não acredito que seja uma solução viável para um problema que ninguém ignora.
Porque não se trata apenas do quão horrivel é tirar uma vida dentro da mulher, é matar essa vida.
A questão é que nos estamos a esquecer dos direitos dessa vida!
e esquecemos que é uma vida inocente! Que não pode de modo algum sofrer pelos actos da mãe, ou de quem seja! As causas da sua geração podem não ser as ideais, pode ser uma história horrivel! Mas é uma vida humana e como tyal tem direito á vida.
É isso que me choca. só falarem nos direitos das mulheres e das suas opções e esquecer que se tta de um SER HUMANO.
continuo a dizer, há outras soluções mais razoáveis. Apesar de serem dificeis de realizar.
Mas o combate ao crime também é dificil e n é por isso que se despenaliza e se deixa fazer livremente!

Anónimo disse...

alguém escreveu :
"e esquecemos que é uma vida inocente! Que não pode de modo algum sofrer pelos actos da mãe, ou de quem seja!"


- Morrendo durante a gestação ou (sobre)viver durante toda a sua vida, estará a sofrer pelos actos da sua mãe.
A diferença é que a 1ª opção é menos penosa, para alguêm que nunca foi desejado.


Diogo

Anónimo disse...

pensas tu
Nuno Calaim

Unknown disse...

Diogo,
Bora lá matar deficientes, velhos incapacitados; Vamos tb matar crianças famintas para África, vamos matar os sem abrigo!
Vamos matar os transportadores do vírus da Sida;
Vamos matar os doentes de Parkinson e de Alzheimer.
Seria menos penoso...

Anónimo disse...

BORA LA MATALOS :D

Existe o reino do possível e do ideal...

o ideal era não haver abortos, haver contraceptivos perfeitos e o sistema de adopção de Portugal funciona-se de forma eficiente.

Mas não estamos neste reino...

por vezes há azares na vida que ns dão coisas indesejadas das quais conseguimos fazelas desejadas...

mas também há alturas da vida que por muito que queiramos elas não vão ser desejadas....

imagina te a ti ser uma delas...

Unknown disse...

a questão auqi, é o facto de não ser uma Coisa. Mas sim alguém. Uma Pessoa.
eu compreendo o que dizes.
Mas não é porque vivemos num mundo assim que vamso deixar de lutar por um mundo melhor, ou estou enganado?
e agora diz-me, edgar, qual preferes não ser desejado, mas poder ter uma hipotese de o ser, ou simplesmnte cortarem-te todas as hipoteses?

lebesgue disse...

Ivo,

A analogia é incoerente.

escreves-te e vou-te citar,

" ARTIGO 3.º: Todo o indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. "

Se por um lado dás vida a um feto, com que direito tiras liberdade à mulher de fazer o que quer com o SEU corpo? O artigo não é o mesmo? Não é a mulher um indivíduo?


Não são os velhos incapacitados, os deficientes, os sem abrigo , indivíduos ?
Tirar-lhes a vida com que direito? Entras "em conflito" com o que diz no tal artigo Nº3, n ?
Quer queiras quer não, na maíoria dos casos, ao filho indesejado, é dado por parte dos pais que não os querem/abandonam etc, uma espécie de passaporte para um inicio de vida menos boa! Ou Acreditas que todos os "indesejados" vão esquecer tudo o que passam e ganhar um dia o euromilhões?

---

E porque não proíbir tambêm a "pilula do dia seguinte" ? E já agora o preservativo?
Passêmos todos a procriar como animais irracionais, já que de outra forma, estarêmos sempre a "matar vidas" !


continuam sem resposta algumas perguntas que eu e outras pessoas aqui vamos fazendo...


Diogo

Unknown disse...

OLha lá e desde quando um feto faz parte do corpo da mulher?!?!?!?!
Não é uma perna, ou um braço! não é o apêndice!!!
e obviamente que não atingiste a ironia presente no post em que convidava a tal chacina...
Quanto ao métodos contraceptivos, por amor de Deus! Será preciso explicar-te como funciona um preservativo? Não se trata de tirar uma vida! Trata-se de controlo de natalidade. Essa sim é a liberdade e a opção que se tem. engravidar ou não!
e devo dizer-te que pelo que vi, não encontras respostas ás perguntas, porque estas demasiado obcecado com uma visão parcial das coisas. esquecendo o valor daquilo que é humano. E pior ainda distorcendo outras. Como o caso das métodos contraceptivos.

Anónimo disse...

"edgar, qual preferes não ser desejado, mas poder ter uma hipotese de o ser, ou simplesmnte cortarem-te todas as hipoteses?

8:54 PM "

a escolha não fica só sobre as hipoteses que damos mas também as que perdemos....

agora cada um pondera como quiser...

eu acho que temos o direito a ponderar que hipoteses queremos dar e perder....

lebesgue disse...

Ivo,

Estando ligado à mulher e sendo totalmente dependente desta, o feto faz parte do seu corpo durante a gestação.
Ou será que pertence ao vizinho?
Ainda está para chegar o dia em que a grávida paga dois bilhetes no autocarro!

-"-

Obviamente que não atingiste a ironia presente na contra-argumentação !

-"-

escreveste: " Essa sim é a liberdade e a opção que se tem. engravidar ou não! "

:: E quem és tu ou qualquer outra pessoa para IMPÔR que essa é a opção que uma certa pessoa tem ? Com que direito o fazes?
Porque não deixar a pessoa decidir? Porque é que tens de ser "tu" a impôr o que achas correcto ?!

-"-

O tom e conteúdo do teu último comentário está a denotar falta de argumentos.
estás irritado?
É que teóricamente ninguêm é obrigado a papar a buxa que lhe estão a tentar impôr!
Contornar obstáculos não é caminho.
Ainda assim , respeito a tua opinião.

Para finalizar a minha participação na "discussão" ,

Envés de OBRIGAR alguêm a não abortar, tentem antes CONVENCER esse alguêm a não abortar, apresentando-lhe vias alternativas , mas tendo sempre esse alguêm a última palavra!O poder de decisão sobre si mesmo.


Diogo

Anónimo disse...

O Pedro Nabais quer dizer o seguinte:

Eu sei que a discussão é séria mas um pouco de humor nunca fez mal a niguém.

Ninguém said:
"Pessoalmente acho que da barriga da mulher só irá sair uma pessoa e creio que nunca saiu de lá um bicho qualquer."

-então é porque nunca viste o filme "Alien".

Não há duas referências ao 3ºartigo sem a terceira:

" ARTIGO 3.º: Todo o indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. "

Se votar SIM: dou liberdade à mulher para "acabar" com uma vida->viola-se o 3ºartigo
Se votar NÃO: nao dou liberdade à mulher para fazer o que quer->violo o 3ºartigo
Conclusão:o artigo de qualquer das maneiras é violado, e na legislação actual é-lhe permitido abortar
(a piada é minha mas é de má gosto, mas felizmente tenho liberdade para a escrever aqui)

eu estou indeciso (e outra coisa seria de esperar?!) no país das maravilhas o aborto nao existia, mas não é nele que vivemos. tenho umas questões... e nao me interpretem mal... mas eu gosto é de argumentação... seja ela sobre o que for... e de vez em quando tento argumentar em sentidos distintos só pra "picar" a argumentação. E para alem disso mando piadas parvas... mas eu gosto de humor daquele bem negro.

-Pessoas do SIM: uma rapariga que andou nos salesianos e teve 132 aulas de educação sexual e os pais têm o rendimento de 450.000€ anuais tem direito a abortar? (sugestao: a primeira aula foi apresentacao e nao conta, logo apenas foram 131 aulas)
-Pessoas do NAO: grávida que fuma e bebe alcool no horario de funcionamento do MCdonalds devia ser castigada pela lei? (sugestao: considere o horario das 10:00-22:00)
-Pessoas do SIM: o rapaz que era pra ter sido abortado pode ser feliz, ou nao? (sugestao: bolas, nao pode mesmo!)
-Pessoas do NAO: a Raquel dum bairro de lata perto da Figueira da Foz ouviu dizer pelas amigas k uma meia (dakelas c a raquete de tenis) podia substituir o preservativo. A escola nunca lhe disse o contrario. OK n pode abortar. Mas poderá processar o estado?
-Pessoas do Branco: desta vez não vale mesmo a pena
-Pessoas do nulo: ao menos façam um boneco engraçado:
-Pessoas da abstenção: realmente entre um belo passeio no colombo atolhado ou uma decisao muito importante e que pode reforçar a importancia democratica do povão.(Sugestao: se o Colombo esta atolhado vamos ao Vasco da Gama)
Espera! Tambem nunca disseram à Raquel da Figueira a importancia de votar. Tb n há crise: ela vai estar no "você na tv" e o goucha vai-lhe dar umas fraldas e umas revistas de decoração que sobraram à outra tipa ;). Ah! e quem nao estiver registado que se registe. A liberdade de nao votar é a liberdade mais kuchi que por aí anda.

leitura rápida: freakanomics. há lá um artigo sobre o aborto. não me lembro como era. Sei que gostei muito do livro e tem piada pra matematicos. Leiam!

Fiquem bem e estudem muito. Se nao gostaram do reply têm a liberdade de me mandar à merda. Ah e eu tenho liberdade de mandar uma pedra da calçada pro ar e o campo gravitico tera liberdade de faze-la acertar na tua cabeça! na brinca:P

PS - ah e n venham c politiquices de partidos que acho isso tipo noja.

Assinado: Pedro "o indeciso" Nabais

Anónimo disse...

vai à merda...

"Ah e eu tenho liberdade de mandar uma pedra da calçada pro ar e o campo gravitico tera liberdade de faze-la acertar na tua cabeça! na brinca:P"


na altura em que te decidires que pedra da alçada vais mandar, a forca e a direcção já eu estou a durmir em casa...

lollipop* disse...

LOLOL......a part d algumas piadas secas do meu padrinhu, k em fim nem vale a pena komentar...
realcar apenas o debate....k na minha opiniao acabou por ser importante.....pk e na troka ideias (e nao so) k tdx krescemos 1bokadinho...E debater é sempre saudavel!
e k n nos odiemos todos dpx desta troka de pontos de vista divergentes....
PAZ e AMOR (mm a anos 60!!)
Beijos

Unknown disse...

o único aqui que parece estar solenemente irritado és tu diogo, que nem sabes com quem estas a falar, até me chamas ivo, pobre ivo. e tu é que me estas a tentar convever de que o fewto e a mulher são a mesma e uma única pessoa...
bem uma pessoa afinal pode etr dois corações! está depende, pois claro que está mas nem por isso deixa de ser uma entidade diferente e distinta!
E apartir daqui, o resto da conversa, não pode continuar pk estamso em planos distintos. se consideras que é o corpo da mulher, pois claro que ela tem o direito de fazer oq ue ela quer ao corpo dela. pois claro. mas eu continuo a achar que e´uma vida diferente, dependete sim, amns é outra vida. e como tal tem direito a ser protegida e respeitada.
E concordo plenamente ctrg diogo, qd falas em soluções alternativas, é a única solução. matar a criança n é solução alguma...

Quanto a ti Pedro, tens razão nunca vi o alien.
Mas a valiar pelo teu post, acho que deves procurar rapidamnete uma Quinta no Telhal, ali para os lados do Cacém! Dizes que vais da minha parte, eu já la trabalhei eles arranajam-te comapnhia...lolololol tem cuidaod com o que dizes por aí senão um dia apanahs mesmo uma pedrada maior que a que tens. fiquem bem!

Anónimo disse...

correcção o horário do macdonalds de Mem Martins vai até Às duas da manha!
rigor científico não faz mal a ninguém!
post genial nabais!
Nuno Calaim