quinta-feira, janeiro 18, 2007

Os Axiomas de Peano (nada sádico...)

Na modernidade, a matemática, senhora séria e sisuda, parecia uma mulher de vida fácil- tornou-se uma balbúrdia. Qualquer um entra em estado complementar induzido por psicotrópicos e se diz inventor de novas teorias (nós mesmos, não é meus amigos??). Por exemplo Giuseppe Peano, autor italiano, de Itália. Lembrado até hoje em conexão com os axiomas por ele fumados. Observe-se tal genialidade:

1. Zero é um número; (uuiiii! Porque eu nem fazia ideia!)
2. Se a é um número, o sucessor de a é um número; ("a" não é número, é letra)
3. Zero não é o sucessor de um número; ( e no 10? o zero vem depois do 1!!)
4. Dois números cujos sucessores são iguais, são também eles iguais. (Ãhh? Como assim?)


Os axiomas de Peano foram formulados pela primeira vez em 1889 numa tentativa de reduzir a aritmética comum a puro simbolismo formal. Era pura arte conceptual. Quase um quadro de Picasso. Em 1890, Peano mostrou que a matemática poderia surpreender o senso comum quando construiu em si mesmo curvas contínuas que enchem o espaço, isto é, foi o primeiro transformista da história a praticar Body Art italiana. Deste modo, abriu o mercado para os povos possuidores de curvas matadoras, valorizando o passe das prostitutas brasileiras na Itália.

Este texto é adaptado de algo que encontrei por aí e achei uma certa graça, portanto decidi partilhar!......Espero que apreciem!

Foto: eu com alguns matemáticos, numa noite escura....LOL

Sem comentários: