quinta-feira, julho 28, 2011

o olhar...

Já me aconteceu uma série de vezes ir no metro e aparecerem pessoas mais velhas, doentes, crianças, jovens a tocar, de tudo um pouco a pedirem uma esmola, e nunca dei um cêntimo que fosse até hoje.
Nunca fiz tal coisa porque como sabemos hoje há muito boa gente que se aproveita da bondade dos outros. Mas também porque sou egoísta, porque me esqueço que os 2 ou 3 euros que tenho na carteira, e que provavelmente gastarei em algo inútil, podem ser muito para algumas pessoas. E também porque é mais fácil, pensar "ahh coitadinhos não têm nada" e pronto. De facto, o mais difícil é passar das palavras aos actos, agir, dar o exemplo. E depois há as atitudes em cadeia, do tipo, "se os outros não dão nada, porque hei-de ser eu a dar?". Enfim, e por mais uma série de coisas que todos sabemos e não vou referir agora.
Mas hoje aquela senhora olhou bem no fundo dos meus olhos, e silenciosamente gritou "por favor ajuda-me", e eu senti necessidade de lhe dar umas moedinhas que tinha na carteira. Isto pode parecer tudo disparatado, e eu posso estar enganada, mas que me senti impressionada com o olhar daquela senhora senti. Eu sei que o que fiz foi muito pouco, mas foi o que deu na altura......
E também sei que por mais absurdo que possa parecer eu ainda acredito que podemos tornar o mundo melhor....Fazer com que as pessoas sejam menos egoístas, que haja mais coração.

Sem comentários: